segunda-feira, 21 de março de 2016

13/11 – Santo Domingo De La Calzada a Belorado

Existe uma lenda de Santo Domingo de La Calzada:

“Contam que no século XIV, um jovem chamado Hugonell efetuava a sua peregrinação a Santiago de Compostela acompanhado pelos seus pais. Num dos albergues do caminho em que pernoitaram, o jovem mostrou-se indiferente às investidas de uma criada do mesmo, ela por vingança colocou em segredo uma taça de prata na bagagem do rapaz. Na manhã seguinte a mulher chamou os guardas e acusou Hogonell de furto. O rapaz foi julgado e condenado e em seguida enforcado. Porém quando os seus pais foram até o patíbulo para recolher o corpo, ouviram a voz de um anjo anunciando que Santo Domingo havia conservado a sua vida. Os pais do jovem imediatamente procuraram o juiz da cidade e pediram que o rapaz fosse liberado, pois estava vivo e de boa saúde. O juiz estava à mesa e com certa razão, não acreditou na história do casal. A sua incredulidade fê-lo exclamar: - Solto vosso filho quando este galo e esta galinha cantarem novamente – disse o juiz apontando os assados que tinha sobre a mesa. Nesse mesmo instante o galo e a galinha cobriram-se de penas e puseram a cacarejar e a cantar saindo correndo. O juiz soltou Hugonell. Desde esse dia, na igreja de Santo Domingo de la Calzada, um galo e uma galinha de penas brancas são mantidos vivos junto ao altar, num alambrado no estilo gótico tardio, coberto com uma tela renascentista que recebe o nome de ‘Gallinero’.”

Pois bem, no dia anterior acabei não indo à igreja pra ver o tão famoso galinheiro. Deixei pra esse dia. Mas quando passei pela manhã, a igreja estava fechada. Vai ficar pro meu próximo Caminho, hehehe... Quando estava saindo da cidade, escutei um galo cantar bem próximo. Lembrei então que li em algum lugar que se isso acontecesse em Santo Domingo, é porque sua peregrinação será bem sucedida. Fiquei feliz! Hehe...









Neste dia de caminhada, passamos por um pueblo atrás do outro: Granón, Redecilla Del Camino, Castildelgado, Viloria de Rioja e Villamayor Del Rio. Desta forma, saímos da região de La Rioja, e entramos nas terras de Burgos, província independente de Castilla Y León. Este foi o segundo dia sem aparecimento do sol. A mamata do solzinho havia acabado.
Um peregrino (esqueci a nacionalidade) que eu conheci no dia anterior comentou comigo que se amarrava em música brasileira. Cantou Águas de Março e me pediu pra cantar outras, hahaha! Eu cantei o Samba do Avião, de Tom Jobim, já adiantando os sentimentos da volta pra casa. "Minha alma canta.. vejo o Rio de Janeiro... estou morrendo de saudades..."



O peregrino da esquerda é o que gosta de música brasileira. 




Percebi que comprar pão sem nenhuma embalagem é comum por lá...

Peregrina friorenta. E aí, vai encarar?






Plantação de couve-flor.


Jean, Bram e Ferdinand descansando.











Cheguei cedo no albergue em Belorado. Terminei a caminhada com dores, como sempre. Só pensava em massagem, porém por ali também não havia. Estava pensando em fazer bruschetta e derreter chocolate com nozes, mas a cozinha do albergue era pequena e eu achava que não podia usar o salão para cear. Além disso, o hospitaleiro fez uma super propaganda da ceia do albergue (“não é como vocês vêem por aí”), então resolvi comprar.

Igreja em Belorado


O jantar foi bem divertido! Muitas risadas e zueira. Alguns peregrinos compraram, outros fizeram seu jantar, mas todos comemos juntos. Em algum momento surgiu o assunto sobre samba, eu contei que já tinha desfilado em bateria de escola de samba, mostrei um vídeo de um desfile em que apareci bastante, ele se amarraram.

Saúde!

4 comentários:

  1. É com certeza um caminho desafiador não só física como psicologicamente. Mas só de ler através de suas impressões me teletransportei. Essas passagens costumam servir para nosso autoconsciência mais do que para nosso conhecimento de "mundo".E com certeza é o que o torna um caminho místico,que requer paz, persistência e coração e mente abertos.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito q vc perdeu a visita ao galinheiro dentro da igreja!! Até eu fiquei curiosa, vou jogar no google pra ver rsrs...
    :-)

    ResponderExcluir