quinta-feira, 10 de março de 2016

10/11 – Los Arcos a Logroño

            Acordei muito tarde, 7:35, e todos os outros peregrinos também. Acho que era cansaço acumulado. Como o albergue tem horário pra sair, os hospitaleiros tiveram que acordar alguns peregrinos e nos pressionaram para tomar café e ir embora logo, hahaha! Foi ruim, uma super correria! Ainda não sabia se iria até Viana ou Logroño. A dúvida era porque até Logroño seriam em torno de 30 km, e eu não sabia se agüentaria, visto que com 25 km eu já ficava bem cansada. Mas até Viana seria em torno de 20 km, pouco pra média pretendida.
            O lanche desse dia foi diferenciado. No dia anterior havia comprado um bocadillo vegetal naquele restaurante onde comi o menu do peregrino. Ele tinha atum, maionese, alface, tomate, cebola, ovo cozido... Delícia total. O costume por lá é comer bocadillo com apenas 1 ingrediente, como jamón, chorizo ou tortilla, mas eu sempre achei isso seco e pouco demais.
Tinha muita neblina e estava bem frio no início do dia, então eu fiz a muçulmana: em alguns momentos usei o ecohead cobrindo boca e nariz. Essencial! O sol só apareceu depois das 13 hs.
Em um certo momento achei que havia me perdido, mas que bom que estava enganada. Vi totens feitos de pedra acumulados com vários papéis, com dizeres como “estive aqui no dia tal”. Achei inapropriado e pouco ecológico. Aproveitando pra falar do assunto, percebo que muitos peregrinos não têm consciência ambiental. Quando você faz suas necessidades fisiológicas na natureza, você tem que enterrar o papel higiênico utilizado. Cave com o pé e enterre. E não use lenço umedecido, pois a degradação dele é bem mais lenta que a de um papel higiênico comum. Ok?
Vi 2 rapazes fazendo colheita de um fruto que não conheço. Hiram me deu uvas colhidas de uma plantação, estavam bem gostosas, mas acho que ainda tinham um tempo a crescer. Ri demais do Christian contando pra outro peregrino da massagem-tortura do dia anterior. Dei graças a Deus por não ter topado receber a massagem.

Saindo de Los Arcos.

Igreja de Los Arcos





Chegando em Sansol.

Frio no rosto.

Chegando em Torres Del Río.








Colheita

Desnecessário

Pinha



Abrigo?


Galera fazendo um descanso.

Aeeeh, o soool!

Uva

Neste dia eu recebi através do grupo de Whatsapp a informação de que o casal de cariocas (Carol e Diogo) que iniciou o Caminho na mesma época que eu, porém mais à frente, se não me engano em Burgos, teve que interromper o Caminho por conta das lesões adquiridas. Foi uma pena, mas o Caminho estará sempre ali, para quando quisermos voltar. Esqueci de comentar que o Claudomiro (o primeiro brasileiro que fiz contato, e que começaria junto comigo) teve que adiar o Caminho dele para uma outra oportunidade. A Flávia continuava 1 ou 2 dias na minha frente, e o Bruno 1 ou 2 dias atrás de mim.
Passei por Sansol e Torres Del Rio antes de chegar em Viana, às 14:30. A cidade é belíssima, e ainda tem uma igreja (de São Pedro) em ruínas, muito legal. Eu estava me sentindo bem, disposta a caminhar mais, e decidi seguir. Saí da Navarra e entrei em La Rioja e cheguei em Logroño, mas foi MUITO DURO. Os 30 km de fato pesaram. Meu namorado perguntou se foi tão duro quanto a trilha Dois Rios que fizemos em Ilha Grande. Multiplica aquela trilha por 5 - eu disse pra ele. Quase todos os dias neste começo, quando eu chegava no albergue e ficava parada, o corpo esfriava obviamente, e a partir daí eu andava mancando. Mas depois de um tempinho melhorava.


Chegando em Viana






Ruínas da Igreja de São Pedro




Christian dando um "confere" na cidade.


Ruínas




Contraste das ruínas com o moderno.

Que lindinho...

Buen Camino, peregrino!


Mudei de região da Espanha!



Hortas Urbanas de Logroño - mara, né?

Ufa...




Sopinha pra aquecer...

Hora de descansar...



Um comentário: